Presente em importantes Bandas e Fanfarras do país, a percussão Quasar vem ganhando destaque no cenário nacional. Para solidificar ainda mais seu nome e prestígio agora conta com dois renomados projetos: Seleção Brasileira de Percussão Rudimentar, o Tchadeggadá, liderado pelo percussionista americano John Grant, e o Brazilian Vanguard, liderado por Ronald Bauman.
A Associação TCHÁ DEGGA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE PERCUSSÃO RUDIMENTAR:
A especialização de funções dentro das organizações militares reservou um lugar para os músicos que habitualmente encabeçam as paradas militares. A natureza de tais desfiles obrigou uma seleção de instrumentos musicais baseada em sua portabilidade, facilidade de manejo e potência sonora. Anos mais tarde com a total popularização das Bandas Marciais na América do Norte, criou-se uma categoria exclusiva, onde só instrumentos de Percussão poderiam participar,nasce então as "Drum Line's". A Drum Line é composta por „Teclados de Percussão' (Marimba, Xilophone, Vibrafone e outros) e „Tambores' (Snare Drum, Bass Drum, Tenor Drum, etc). Esta Associação tem como proposta contribuir para a formação de uma identidade cultural aos jovens brasileiros, formando percussionistas através das técnicas rudimentares e leitura teórica de partituras buscando uma evolução da cultura musical, subindo o nível musical das bandas do Brasil.
Educação em Música e Percussão Rudimentar em nível nacional, visando promover a inclusão de fundamentos teóricos, leitura de partituras aplicadas às técnicas de percussão rudimentar aos jovens brasileiros com criatividade e praticidade, oportunizando o aprendizado de forma lúdica e prática. Estimulando positivamente a auto-estima dos jovens, seu comportamento na sociedade e em atividades desenvolvidas em equipe. O estudo de Percussão Rudimentar proporciona aos jovens brasileiros o conhecimento da linguagem musical, estimulando-os às criações de obras práticas e teóricas, contribuindo assim numa atuação possível no seu futuro.
O Tchá Degga Da levará o nome e a bandeira do Brasil pela primeira vez para a Competição Mundial de Percussão Rudimentar, a "WGI - Winter Guard International" situada no estado de Ohio, EUA. Uma oportunidade para o Brasil mostrar sua cultura musical para outros países que também estarão nessa disputa. A proposta da Associação Tchá Degga Da é levar o aluno a desenvolver a aptidão musical, seu conhecimento estético e competência artística em expressão corporal, exercitando sua cidadania cultural com qualidade, como fator sócio educativo, com contribuição ao processo de ensino, e como forma de combater o ócio e a delinqüência, atendendo aos objetivos propostos nos parâmetros curriculares nacionais. O Tchá Degga Da se apresenta como um ótimo caminho para atingirmos a integração do homem e formação intelectual.
Brazilian Vanguard Drum Corps: Formado por um grupo de pessoas que vê, na atividade de Drum Corps no Brasil, uma forma de oportunidade aos jovens para evoluírem como cidadãos e multiplicadores de valores para edificar uma sociedade melhor, genuinamente brasileira com uma meta de representar o Brasil no DCI na classe internacional. Entidade sem fins lucrativos, devidamente registrada nos Órgãos Federais, Estaduais e Municipais com uma equipe composta de professores brasileiros e americanos, experts em suas áreas de atuação, que propiciará um trabalho de elevadíssimo grau técnico e excelência.
Levaremos o trabalho de Drum Corps por todo o Brasil com o Grupo principal formado pelos metais, percussão de marcha e sinfônica e color guard, além do Grupo de Percussão exclusivo para divulgação do trabalho voltado para percussão de marcha, participando ativamente de campeonatos por todo o Brasil, uma vez que a categoria de Banda de Percussão já é reconhecida pela confederação nacional de bandas e fanfarras e suas respectivas federações e demais associações por todo o Brasil. Nosso trabalho é realizado no Parque da Juventude - Estação Carandiru do Metrô (São Paulo), aos sábados das 09h00min as 19h00min, compreendendo o ensino teórico da música, condicionamento físico, marcha, drill (coreografia), técnicas de instrumento, dança, etc...
Todo este trabalho é feito de forma gratuita e democrática a todos aqueles que desejarem EXPERIMENTAR e incorporar em sua vida a experiência de realizar algo com um alto grau de excelência. A Musical Roriz e a Quasar sentem-se honradas por estarem presentes dentro de trabalhos sérios e comprometidos com o bom andamento da musicalização no Brasil.
Obrigado Tchadeggadá e Brazilian Vanguard.